O que você precisa saber sobre aparelhos ortodônticos
O que é a Ortodontia?
A ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, assim como do desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente, e seus desvios de normalidade, prevenindo e corrigindo as maloclusões dentárias.
A prevenção e correção das maloclusões têm como objetivo equilibrar as funções onde os dentes estejam direta ou indiretamente envolvidos como a respiração, mastigação, deglutição, fala, na articulação temporomandibular e na estética facial.
Como funciona a Ortodontia?
Os aparelhos ortodônticos funcionam movimentando os dentes através do osso – que é flexível e maleável –, sendo suscetível à pressão exercida pelos aparelhos. Podemos dividi-los em dois tipos: o fixo e o removível. Os aparelhos fixos são unidos aos dentes com substâncias adesivas e/ou cimentados. Os aparelhos removíveis podem ser retirados pelo paciente, sendo utilizados para correções menores e de curta duração, com a desvantagem que dependem da colaboração do paciente. Os aparelhos removíveis podem ser, também, ortopédicos, quando usados nas correções de alterações ósseas.
Os fatores que alteraram o crescimento e o desenvolvimento faciais, e provocam a maloclusão, vão desde as causas hereditárias, até os problemas de desenvolvimento e crescimento, traumatismos, problemas respiratórios, hábitos como sucção de dedo ou chupeta, anomalias dentais, perdas prematuras de dentes decíduos (de leite) e, outros.
Existe uma idade ideal para usar o aparelho?
Praticamente, em qualquer idade, os pacientes podem beneficiar-se de um tratamento ortodôntico. Assim como não existe uma idade mínima para o tratamento ortodôntico, também não existe idade máxima, embora, no paciente adulto, alguns cuidados especiais devam ser tomados.
A idade ideal para a avaliação do paciente é ao redor dos 5 anos, quando a face (complexo craniofacial) está ainda em desenvolvimento. Para os adultos, o tratamento pode ser mais lento e limitado, devido à falta de crescimento, problemas periodontais e perdas de elementos dentários. Os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos. Alguns adultos querem corrigir problemas com seus dentes ou maxilares antes que eles causem danos maiores ou mais sérios. Outros, querem melhorar a aparência, corrigindo problemas estéticos existentes há bastante tempo. Deve-se ter sempre em mente que mesmo problemas “estéticos” podem causar danos reais com o passar do tempo. Dentes e maxilares que não estão alinhados adequadamente podem levar a desgaste prematuro, cárie, doença gengival e desordens nas articulações.
Que tipo de aparelho usar?
Se você imagina que pode se beneficiar com um aparelho ortodôntico, peça ao seu dentista para lhe recomendar um ortodontista – dentista especializado em tratar dentes que não estão alinhados adequadamente. É fundamental para se tratar bem qualquer maloclusão, diagnosticá-la corretamente. O diagnóstico ortodôntico é obtido através de um exame clínico detalhado, complementado com a documentação ortodôntica. A partir daí, é possível se fazer um plano de tratamento adequado às necessidades do paciente.
O seu ortodontista irá avaliar os seus dentes e a sua face e pedirá os exames auxiliares (documentação ortodôntica) e irá indicar a melhor opção de tratamento para o seu caso.
Qual a duração do tratamento ortodôntico?
Depende do plano de tratamento. A maior parte dos casos dura em torno de 30 meses de tratamento efetivo, usando logo após, um aparelho de contenção para estabilização e manutenção dos resultados. Para alguns pacientes que apresentam problemas mais complexos, essa fase de contenção pode ter duração de longo prazo ou até ser permanente. O tratamento ortodôntico pode envolver condutas das mais simples até as mais complexas e, algumas vezes, são necessárias correções cirúrgicas dos maxilares, portanto é difícil a previsão exata da duração do tratamento. Dentre outros fatores da maloclusão existente, a duração do tratamento dependerá da resposta biológica individual e da colaboração do paciente. Não se pode acelerar o tratamento; o aparelho ortodôntico é ajustado periodicamente, de modo a aplicar uma quantidade de pressão adequada para a movimentação do dente.
O tratamento será desconfortável?
Os dentes podem ficar ligeiramente doloridos após cada visita de ativação, mas, o desconforto é breve. Esse desconforto para o paciente acontece durante as primeiras 24-48 horas após as ativações, sendo necessário um intervalo de reorganização dos tecidos envolvidos. Uma pressão excessiva – com intervalos menores dos que são indicados –, pode provocar a reabsorção da raiz do dente.
Cuidados de higiene pessoal e com o aparelho
O uso de aparelhos favorece um maior acúmulo de restos alimentares na superfície dos dentes. Logo, o sucesso do tratamento ortodôntico depende da colaboração do paciente, que deve seguir as recomendações dadas pelo dentista no que diz respeito a um maior cuidado com a escovação, uso do fio dental com a ajuda de um “passa-fio” e bochechos diários com soluções que contenham flúor – como método de prevenção das cáries e de higiene bucal – muito recomendado em pacientes com aparelho. Com o uso do aparelho ortodôntico, a higiene oral é mais importante do que nunca. A visita regular ao dentista durante todo o tratamento ortodôntico